A importância da Cooperação

A importância da Cooperação
PARTILHAR:

"Corria o ano de 1996 e a comunidade cigana de Oleiros em Vila Verde salta para tudo quanto era comunicação social... Essa comunidade foi diabolizada pela população local em virtude de crimes relacionados com o tráfico de droga. Era exigida a sua expulsão da freguesia...Viviam num terreno, sua pertença, em várias barracas. Entrou em defesa dessa comunidade o Governador Civil da época, Pedro Vasconcelos. Bateu-se, entre outras dimensões dos direitos humanos, pelo direito à propriedade do grupo étnico...

O Centro Distrital de Segurança Social de Braga passa a intervir no processo com o Governo Civil em ordem a construir plano de intervenção face à complexidade do problema. Aí a diretora da Ação Social, Celeste Monteiro, contacta o Dr. Francisco Alvim, o Presidente da Cruz Vermelha da delegação de Braga, para coordenar um projeto de Luta Contra a Pobreza. Aceitou de imediato o desafio, apesar das fortes críticas a esta população na opinião pública. Não teve medo! Estavam em causa problemas de grande complexidade, de cidadania e de dignidade humana. Percebeu a missão da Cruz Vermelha.

A Lídia Peixoto, já com experiencia com a população cigana do concelho de Braga, integra o grupo de trabalho com a Segurança Social e nasce o projeto, "Entre Margens", financiado pelo Ministério da Solidariedade e Segurança Social.

A partir da ação desse projeto muita coisa mudou naquela comunidade...uma dimensão prioritária foi, sem dúvida, o foco na educação.

Hoje está de pé um centro comunitário que tem desenvolvido trabalho de reconhecido mérito, pela consciência da missão da Cruz Vermelha de dirigentes, técnicos e outros profissionais que sucederam ao Dr. Alvim e à Lídia.

Vivi e acompanhei de perto esta história, uma das que mais marcou a minha vida profissional, e que passados mais de 20 anos tenho muito presente o sentido de compromisso que envolveu tantos. Sem certezas e, ...com muitas dúvidas...percebemos a relevância da cooperação.

Bem Haja a Cruz Vermelha!"

+ Principais Patrocinadores