O Abrigo de uma Existência

O Abrigo de uma Existência
PARTILHAR:

"Adriano, jovem adulto toxicodependente e sem abrigo há mais de 15 anos a viver nas ruas da cidade. Uma vida vivida em condições que ameaçavam a existência humana. As únicas relações interpessoais protetoras cingiam-se aos vizinhos do local de pernoita que não se conseguiam posicionar de forma indiferente à condição desumana daquela existência.

Foram muitas as propostas técnicas de intervenção e de ajuda para alojamento e tratamento! Não havia essa necessidade... a sua vida não valia apena... Não queria! Nunca era o momento certo para ingressar num projeto de alojamento coletivo e ou de desintoxicação! Os consumos de álcool e outras drogas tomavam conta da sua vida e comandavam o seu dia-a-dia e obrigavam-no ao alojamento na rua!

Surge então o Housing First, programa de alojamento individualizado em contexto de comunidade desenvolvido entre a nossa Delegação e parceiros da Comunidade que permitiram, pelas suas características, que o Adriano aceitasse o seu alojamento a partir dessa altura. As rotinas começaram a estruturar-se e a sua habitação digna e integrada na comunidade passou a ser o oásis do Adriano. A primeira etapa para a inclusão psicossocial do Adriano foi conquistada! A supervisão técnica presencial semanal e o apoio telefónico 24 horas/dia permitiu ao Adriano passar a ter relações protetoras e significativas que se revestiam de afetos.

Infelizmente, os 15 anos de vida em condições que ameaçavam a vida e existência do Adriano culminaram numa doença terminal mas que o Housing First permitiu que tal processo acontecesse em condições de dignidade que de outra forma teriam sido impossíveis."

+ Principais Patrocinadores