O caminho das oportunidades

O caminho das oportunidades
PARTILHAR:

"9 de Novembro de 2018, 14.30h, Salão Nobre da Câmara Municipal de Vila Verde.

Cerca de 60 pessoas, onde se incluem, técnicos municipais, técnicos de intervenção social e agentes educativos estão a postos para o início do workshop, "História e Cultura Cigana". O formador Bruno Gonçalves e os jovens formandos, Porfírio, Marta, Fabiana, Carina e Inácio (com idades entre os 15 e os 19 anos), todos de etnia cigana, dão início às atividades, cumprimentando os participantes e apresentando-se individualmente. Um pouco nervosos, que a sala impõe algum "respeito", mas seguros e confiantes.

Quanto a mim...bem...o primeiro esforço para não verter umas lágrimas de emoção.

Uma hora de formação: apresentação dos moldes da mesma, exposição dos diferentes temas, esclarecimentos, dúvidas, interação formandos/participantes, intervenções individuais em momentos pertinentes. Formador e formandos não vacilam. Seguros e confiantes.

A Formação chega ao fim, é visível a satisfação e alguma estranheza positiva dos participantes, impactados com o que acabaram de assistir e o orgulho do formador e formandos nesse mesmo impacto.

Quanto a mim...bem...passa-me a emoção e invade-me o orgulho.

Porquê tanto orgulho?

Pela 1ª vez em 21 anos de trabalho na inclusão social das comunidades ciganas, jovens ciganos (por nós apoiados), dinamizam do princípio ao fim uma atividade sobre ciganos. Se é para falar sobre ciganos quem melhor do que os próprios?

A inclusão das comunidades ciganas faz-se COM o povo cigano e não com a sociedade maioritária permanentemente a falar pelos mesmos sem os chamar a uma ativa participação cívica...Não sei se deveriam ser precisos tantos anos, mas sei que todos são capazes quando são respeitados podendo aceder à igualdade de oportunidades.

21 anos, são anos de muitas histórias, mas esta é um marco, tal como espero que este fórum o seja, porque não sei se nós seriamos capazes de ter tanta força para viver num estado de limiar da pobreza.

Criou-se um contexto de oportunidade e a mesma resultou em pleno. É este o caminho...o caminho das oportunidades."

+ Principais Patrocinadores